Artigos
O que é educação financeira (Parte 1)
É um método de proporcionar beneficio entre consumidores e instituições, apoiando iniciativas que se beneficiem mutualmente, auxiliando-os a identificarem as melhores alternativas para compras; planejamento e controle dos gastos para prevenção de possíveis riscos e fraudes; poupança e investimentos a curto, médio e longo prazo; do consumo consciente e recursos escassos, promovendo crescimento econômico e redução do superendividamento e da inadimplência.
Destinada a uma gama variável de público, em diversos níveis, onde deveria ser utilizada de maneira interdisciplinar no currículo escolar e não de forma isolada, de acordo com estratégias orientadas pela ENEF.
O decreto n.º 7.397, de 22 de dezembro de 2010, tendo assinatura retificada em data de 23 do mesmo mês e ano, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seus ministros responsáveis, decreta no seu art. 1º:
Fica instituída a Estratégia Nacional de Educação Financeira - ENEF com a finalidade de promover a educação financeira e previdenciária e contribuir para o fortalecimento da cidadania, a eficiência e solidez do sistema financeiro nacional e a tomada de decisões conscientes por parte dos consumidores.
Nos últimos anos, o Brasil experimentou uma expansão de crédito sem precedentes (...) 30% do PIB no ano de 2007 para 60% em 2014 (...) O endividamento das famílias saltou de 25% para 45% da renda familiar (NETO, et al., 2014, p. 6). Na mesma obra, ele explica que mesmo com todos os apelos da mídia sobre taxas de juros, esse índice só cresce e que tornamo-nos “enormes analfabetos financeiros”.
Créditos das imagens: Blog Yubb e ParMais
Nos demais artigos desse documento jurídico, ficam explicitados suas diretrizes, objetivos, competências e assessorias. A CNF também oferece cursos pagos, presenciais em Brasília, com ou sem parcerias de outras empresas financeiras em demais estados brasileiros em modalidade também online (EAD), voltados a profissionais, funcionários e estudantes de diversos níveis, para orientação da educação financeira, e é:
Uma associação civil sem fins lucrativos que congrega as entidades representativas das instituições financeiras e assemelhadas, de âmbito nacional ou regional. Orientar, coordenar, promover, defender e representar os interesses das instituições financeiras no plano nacional. Com intuito de desenvolver e fortalecer suas atividades, coopera para o desenvolvimento econômico e social do país, observando os princípios de livre iniciativa e da economia de mercado. A CNF também realiza cursos em Brasília sobre estrutura e funcionamento do Sistema Financeiro Nacional de alguns de seus produtos.